Francisco Alves O "Rei da Voz"

Francisco Alves (* 1898 +1952). 

O cantor Francisco Alves, que despontou na década de 20 e foi grande estrela dos áureos tempos da Rádio Nacional, passou em Miguel Pereira grande parte de sua vida, seja em férias, seja administrando a loja de tecidos que chegou a montar na cidade.
O “Rei da Voz”, como ficou conhecido, morou em Miguel Pereira na Rua Luis Pamplona e infelizmente a casa foi demolida para dar local a firma de materiais de construção.
Existe na cidade um Museu dedicado exclusivamente ao músico, o Museu Francisco Alves, localizado na Av. Roberto Silveira no Jardim Municipal Francisco Marinho Andreolo no centro, inaugurado em 1974. 
O acervo do museu conta com objetos pessoais, móveis, microfones, fotografias, recortes de jornais, cartas, roupas, além de vários discos mostrando a trajetória de sua vida artística. Uma das peças mais curiosas é a velha máquina de escrever, com tipos maiores, assim confeccionada pelo fato de o cantor não enxergar bem e se negar a usar óculos. O seu violão, peça de valor sentimental, está exposto em lugar de destaque, em homenagem ao fenômeno da música popular brasileira que Francisco Alves representou, tendo vendido cinco milhões de discos.

Ajudou a consagrar importantes compositores como Cartola, Heitor dos Prazeres e Ismael Silva. E imortalizou canções como Se você jurar e Ah, que saudade de Amélia.
Morreu tragicamente em acidente de transito na rodovia Presidente Dutraem 1952 dirigindo seu buick. Seu epitáfio foi escrito pelo jornalista Navid Nasser: “Tu, só tu, madeira fria, sentirás toda agonia do silêncio do cantor”